O que é gratidão, como usá-la como hábito para ter um dia mais leve.
O termo que tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos pode parecer simples, mas tem um significado poderoso para muitas pessoas. Apesar de os adeptos enfatizarem a sua relevância, há aqueles que não compreendem o motivo pelo qual ela é tão popular, especialmente considerando as dificuldades enfrentadas.
Há evidências para demonstrar que a gratidão é mais do que uma moda ou uma forma de esconder os problemas. Essa é uma prática que, inclusive, pode trazer resultados significativos na rotina e no bem-estar do indivíduo.
A palavra gratidão é originária do latim gratus, que pode ser traduzido como agradecido, ou gratia, que tem o mesmo significado das palavras graça, bênção e Sendo assim, gratidão significa o reconhecimento das coisas boas que existem na vida.
É possível perceber isso de duas maneiras: no primeiro caso, o indivíduo percebe as coisas positivas que fez para os outros. Por outro lado, há episódios em que a pessoa aprecia a bondade que recebe, não aquela que oferece. Nesse processo, ser grato faz com que o sujeito se conecte a algo maior — seja a outras pessoas, a um poder superior ou à natureza, por exemplo.
Com o sentimento de gratidão, é possível estreitar laços e ter mais sabedoria para lidar com situações adversas. Ele pode reconfigurar o cérebro de uma pessoa para a busca de boas experiências. A pessoa começa a fazer cada vez mais o que lhe desperta gratidão, pois esse sentimento está ligado ao sistema de recompensas do cérebro, um ciclo virtuoso.
O poder da gratidão, e como usá-la como hábito para ter um dia mais leve.
Inicialmente, a gratidão pode parecer um sentimento comum, mas seus efeitos despertaram interesse na psicologia e na neurociência.
Estudos norte-americanos que se dedicam à psicologia positiva revelaram que a gratidão aumenta as chances de felicidade e diminui as dores físicas. Outra pesquisa revelou que a gratidão afeta o córtex pré-frontal, uma área do cérebro que está relacionada à tomada de decisões. Além disso, estudos demonstraram que aqueles que praticaram o exercício da gratidão tiveram benefícios significativos em situações de estresse contínuo, como doenças crônicas.
De acordo com pesquisadores da Harvard Medical School, em Boston, a gratidão ajuda a prevenir doenças físicas. Isso aconteceu porque os que adotam o hábito da gratidão tiveram sistemas imunes mais fortes, pressão arterial menor e melhor qualidade de sono.
Em suma, ser grato aumenta a alegria e ajuda a diminuir a mentalidade pessimista (o que pode causar problemas psicológicos e doenças psicossomáticas).
Benefícios do sentimento de gratidão:
Agradecer ajuda a relaxar a mente, a se conhecer melhor e a valorizar o que já tem em vez de ficar com vontade de ter mais coisas. É uma sensação prazerosa que, de fato, causa mudanças significativas no estilo de vida. Os efeitos da gratidão sobre o corpo e a mente são:
A gratidão promove um sono mais benéfico: promove um estado de relaxamento, nos concentramos menos nas preocupações do dia e, consequentemente, temos uma melhor qualidade de sono.
Alivia a angústia e melhora o humor: o estresse e os pensamentos negativos são diminuídos, ao mesmo tempo, em que percepções positivas sobre si e o mundo são revisitadas.
Fortalece relacionamentos: o gesto de agradecer torna as pessoas mais amadas, reconhecidas e valorizadas. Ele também aumenta a compreensão dos atos dos outros, ressaltando a importância das relações.
A ajuda auxilia no cultivo da felicidade: a felicidade é construída lentamente e não surge de repente. Nesse sentido, o agradecimento diário facilita o despertar da consciência para momentos felizes.
Como manter hábitos saudáveis?
A gratidão é de suma importância, mas seria interessante realizar um registro?
Sempre que você medita e escreve pelo que é grato potencializa a energia da gratidão. Isso determinará a sua percepção de gratidão em relação ao que você se importa. Você pode usar diferentes maneiras de se expressar: escrever em um diário, tirar fotos para lembrar de momentos, usar aplicativos para anotar ou mandar uma mensagem para alguém. Após alguns dias agradecendo, tente mudar a perspectiva e, a cada dia, encontrar motivos diferentes para agradecer.
Explore momentos do seu passado, presente e futuro para encontrar a gratidão. É importante salientar que não há problema algum em não conseguir realizar os exercícios de gratidão em um dia ou outro.
A prática pode ser benéfica, mas não deve ser uma exigência adicional na vida, deve ser um momento amoroso e leve. Há dias em que temos desafios, tudo bem, certo, não estamos livre de adversidades. A gratidão não implica em ignorar as situações desfavoráveis, e precisam ser ressignificadas. É uma forma de não perdermos o bom e, assim, ganharmos forças para seguir em busca do que queremos, sonhamos.
Dicas para você experimentar e mais uma Playlist com meditações para lhe ajudar
- Comece reconhecendo aos poucos suas conquistas, os aspectos materiais e abstratos da sua vida pelos quais você se sente grato. Pode ser pela família, pelos amigos, pets, trabalho, saúde. Até pelos alimentos que você consome! Reserve um momento do dia para agradecer, assim, seu cérebro criará um compromisso com a prática.
- Escolha uma situação que lhe seja aconchegante e livre de distrações para fazer isso, logo ao acordar, ou antes, de dormir;
-
Com o intuito de ajudá-lo nesse novo hábito, elaborei um desafio de 30 dias com meditações no YouTube, com exercícios especiais sobre a gratidão, para acessar clique aqui.
Fontes: Havard, IBC